O estado que proporcionalmente deu a maior margem de votos para Lula nas últimas eleições, também é o estado que mais sofre com a falta de infraestrutura e aporte de investimentos por parte do Governo Federal. A maior prova de que lula tá pouco se lixando pro voto dos maranhenses hoje é representado pela BR-316, uma das rodovias federais mais importantes do pais e que ajuda a ligar norte e nordeste, hoje agoniza pela precariedade que a transformou numa verdadeira estrada digna de filmes como da saga “MAD MAX”, a situação se agravou ainda mais nos últimos dias por conta do período chuvoso. O asfalto que havia sido colocado no trecho entre Santa Inês e Zé Doca praticamente foi dizimado, como “sonrisal num copo com água”, no lugar do material se formaram crateras de dar inveja a superfície lunar.
Se o Brasil fosse um pais sério, a última empresa responsável pelas obras de melhorias nesse trecho deveria ser impedida de atuar em licitações desse porte, não há manutenção, não há garantias no serviço executado, muito menos material empregado de qualidade e mão de obra. Em um pais onde as autoridade se locomovem em aviões da FAB, temos absoluta certeza de que se, essa locomoção ocorresse por vias terrestres talvez a empatia dos governantes fosse maior. Pagamos o maior importo do mundo, mas o retorno não é imediato, muito menos eficaz.
Lula abandonou o Maranhão, abandonou os maranhenses e em 2026 voltará ao estado, provavelmente para fazer novas promessas, já que as feita em palanque em 2022 ainda sequer saíram do papel para a execução.